Júlio Cezar

" Tu és o motivo, Tu és a razão ,Tu és o sentido, És a direção. Tu és o princípio,O meio e o fim, Tu és o caminho, O destino para mim. Senhor, meu coração, Bate pela tua presença, O meu vazio só é preenchido, Pela tua perfeição, Perdão, pois tantas vezes procuro em vão, O que só encontro em ti." (Diante do Trono-Tu És o Motivo)

Bola de Neve Church

Bola de Neve Church. Featured Work

Keep in touch

RSS Feed Twitter Facebook

Subscribe via email

As cinco linguagens do amor

segunda-feira, 15 de março de 2010



Nos últimos dias estava eu lendo um livro com o seguinte tema: As cinco linguagens do amor que segundo o autor(Gary Chapman) só existem cinco linguages. Achei interessante e resolvi postar aki um pequeno resumo sobre as cinco linguagens do amor.


1°palavras de afirmação

Usar palavras que estimulem a outra pessoa é uma forma fundamental de expressar amor. "Você fica bem nesse vestido... Você fez um ótimo trabalho...Gostei de você ter continuado com isso ate o fim... Obrigado por limpar seu quarto...Fiquei contente que você levou o lixo para fora”.Todas essas expressões são palavras de afirmação. Aqui estão algumas outras: “Vi como você se esforçou para realizar esse projeto e quero que saiba que valorizo sinceramente aquilo que fez... O jantar estava delicioso... Obrigado por ter trabalhado tanto”.

Há milhares de formas de expressar apreciação por meio de palavras. Essas expressões devem ser direcionadas ao comportamento, à aparência física ou a personalidade do outro. As palavras podem ser faladas, escritas e ate mesmo cantadas. Para pessoas cuja principal linguagem do amor consiste em expressões de incentivo, tais palavras são como chuva de primavera sobre o solo ressecado.



Tempo de qualidade

Dedicar tempo a alguém significa dar a essa pessoa nossa atenção exclusiva. Para uma criança pequena, é sentar-se com ela e brincar de bola. Para um cônjuge, é sentar-se no sofá e olhar um para o outro enquanto conversam,ou fazer uma caminhada perto de casa, só vocês dois, ou ainda sair para comer fora, olhar-se nos olhos e conversar. É levar um adolescente para pescar, contar como era a vida quando você era adolescente e, depois, perguntar e que modo a vida dele é diferente da sua.Sua atenção está voltada para o adolescente e não para a pescaria.

Para o adulto sozinho, tempo de qualidade é fazer um programa com um amigo no qual vocês dois possam compartilhar a vida. O que importa não é a atividade, mas o fato de vocês terem tempo de ficar juntos. Quando você dedica tempo a alguém, esta dando a essa pessoa uma parte de sua vida.é uma forma profunda de demonstrar amar.


3° Presentes

Dar presentes é uma forma universal de amor.os presentes dizem:” ele estava pensando em mim,veja só o que comprou”. Crianças adultos e adolescentes, todos gostam de presentes. Para algumas pessoas, os presentes são a principal linguagem do amor. Nada faz se sentirem mas amadas do que receber um presente.

Os presentes não precisam ser caros. Você pode pegar uma pedra colorida e de formato incomum durante uma caminhada, levá-la para casa e dá-la a um menino de dez anos de idade, dizer onde a encontrou e que estava pensando nele. É quase certo que, aos 23 anos de idade, ainda tenha aquela pedra guardada na gaveta da cômoda.


4° Atos de serviço

Como diz o ditado: “ um gesto vale mais que mil palavras”. Isso é particularmente verdadeiro para pessoas cuja principal linguagem do amor consiste em atos de serviço. Realizar algo que você sabe que a outra pessoa gostaria que fizesse é uma expressão de amor. O mesmo vale para preparar uma refeição, lavar a louça, dar banho no cachorro, pintar um quarto, lavar o carro, levar o filho ou a filha para o treino de futebol, consertar o vestido de uma boneca e colocar de volta a correia da bicicleta. Essa lista não tem fim. A pessoa que fala essa linguagem do amor esta sempre buscando o que fazer pelos outros.

Para a pessoa cuja principal linguagem do amor consiste em atos de serviços, as palavras podem ser vazias se não forem acompanhadas de ações. O marido diz:”eu te amo”, e a esposa pensa: se me amasse mesmo, faria alguma coisa aqui em casa. É possível que ele esteja sendo sincero em suas palavras de afirmação, mas não está tocando a esposa emocionalmente, pois a linguagem dela é atos de serviço; sem isso, ela não se sentirá amada.

A esposa da presentes ao marido, mas se a sua linguagem do amor consiste em atos de serviço, ele se pergunta: Por que ela não gasta seu tempo limpando a casa em vez de comprar presentes para mim? “O homem se pega pelo estômago” não é verdadeiro para todos os homens, mas pode ser para aquele cuja a principal linguagem do amor são atos de serviço.


5° Toque físico

Conhecemos de longa data o poder do toque físico. É por isso que pegamos bebês no colo, segurando-os e apertando-os junto ao peito e dizendo uma porção de palavras tolas. Muito antes de a criança entender o significado do amor, ela se sente amada por meio do toque físico. Abraçar e beijar uma criança de seis anos quando vai para a escola pela manhã é uma forma de encher seu reservatório de amor e de prepará-la para um dia de aprendizado.

Se a principal linguagem do amor da criança é o toque físico, não há nada mais importante que isso. O adolescente cuja principal linguagem do amor é o toque físico pode fugir dos seus abraços e beijos, mas isso não significa que não queira ser tocado. Associa beijos e abraços com a infância. Já não é mais uma criança. Assim você deve aprender novos dialetos, novas formas de tocar seu adolescente. Um tapa no ombro, uma leve cotovelada num momento apropriado, uma “briga” no chão, fazer massagem nas costas depois do treino de algum esporte podem encher o reservatório de amor do adolescente.

0 comentários: